quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um passeio por Montevidéu

Bom dia meninas !!!!

Hoje falarei um pouco sobre Montevideo !!! Não sei se escreverei tudo pois acho que tenho muitas informações, então para não ficar muito cansativo dividirei o “relatório” em dois posts.


MONTEVIDEO

Fazendo fronteira com o Brasil e a Argentina,o Uruguai destaca-se no importante papel na criação do Mercosul. Montevidéu (português brasileiro) ou Montevideu (português europeu) (em castelhano Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes no país. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo.

Hospedagem

Depois de ler muito sobre Montevideo, chegamos a conclusão de que os melhores lugares para se hospedar ficam em Pocitos ou em Punta Carretas. São dois bairros super charmosos da cidade e são repletos de restaurantes, bares e lugares lindos pra ver.

O Centro concentra a maior parte das atrações e também de hotéis. Os hotéis mais em conta costumam ficar na Cidade Velha ou no Barrio Sur,porém como Montevideo deu uma paradinha no tempo por anos ... a maior parte dos hotéis destas regiões estão super mal conversados. Duas boas opções para se hospedar no centro é o Radisson e o Holiday Inn, porém suas diárias variam em torno de 150 dólares com o café da manhã. Para quem procura algo bem em conta, tem muitos hostels por lá. Hostel é um meio de hospedagem (como hotel e pousada) com quartos coletivos, dotados de camas ou beliches em um local onde muitas vezes há uma cozinha equipada, também coletiva e banheiros coletivos. Como nenhuma das duas opções rolavam para mim, optamos por um hotel perto de Pocitos onde as opções são grandes.

Passeios

Ciudad Vieja (Cidade Velha)

Centro e Cidade Velha concentram quase todos os pontos de interesse de Montevidéu. São dezenas de prédios históricos espalhados pelas principais ruas, formando um circuito que pode ser facilmente percorrido a pé. Mapas distribuídos em hotéis e pontos turísticos mostram o que o visitante vai encontrar pelo caminho.

Depois de procurar por muitas dicas, começamos o nosso passeio pela Praça da Independência que é cercada de edifícios imponentes e de construções históricas.


Na praça você poderá visualizar os seguintes pontos históricos:

a) Teatro Solís = Construído em 1856 por ricos comerciantes que queriam incluir Montevidéu no circuito da ópera. As visitas duram 45 minutos e são conduzidas por moças super simpáticas. As visitas podem ser feitas com guias que falam português, porém o valor fica mais alto (RS.......)

Visitas em português = 40 pesos, uns R$ 4,00
Visitas em espanhol = 20 pesos, R$, 2,00

Horário das visitas guiadas :

Terça e Quinta: 16 horas.
Quarta-Feira: 11, 12 e 16 horas (gratuitas).
Sexta e Domingo: 11, 12 e 16 horas.
Sábados: 11, 12, 13 e 16 horas.

Maiores informações : http://www.teatrosolis.org.uy/




b) Bar Fun Fun -  O nome é bem engraçadinho não é mesmo ?? Até pq a pronuncia dele é exatamente como se escreve. (hehehehe). É um lugar (bar) tradicional de tangos e milongas. Fica num mercado na entrada da Cidade Velha. Para garantir mesa — e mesa boa — é preciso reservar com antecedência (umas 48 horas tá bom). Dá pra ligar (598-2-915-8005) ou preencher um formulário no site. Eles vão mandar você chegar até as 22h para honrarem a sua reserva.



 Por curiosidade, experimente a uvita, um drink da casa à base de vermute. Dica: Ele é bemmmmm doce.



Por curiosidade, experimente a uvita, um drink da casa à base de vermute.
A música começa depois das 22h30. Primeiro vem o tango, com um cantor acompanhado por um bandoneón e um violão.

b) Monumento Mausoleo a Artigas = erguido em homenagem ao General José Gervasio Artigas, herói da independência uruguaia. Como já está explícito no nome, não se trata apenas de uma estátua – sob o monumento se encontram os restos mortais do general.




c) Palacio Estevez = sede do governo até 1985


d) Casa de Governo (Edifício Independência)


e) Palácio Salvo = Inaugurado em 1928, o Palacio Salvo, com seus 26 andares de altura, símbolo da prosperidade uruguaia no início do século XX, foi por muitos anos o mais alto de toda a América do Sul…


f) Puerta de la Ciudadela = Atualmente, somente se conservam as pedras da base, partes laterais e centrais de um valioso resto do passado que demonstra as monumentais obras de defensa de Montevideo. Restos da mais importante construção militar que a partir de 1742 começou sua construção que demorou mais de 40 anos. La Ciudadela era um monumento composto por grossos muros de granito gris de 6 mts. de espessura com 4 baluartes nos ângulos providos de 50 canhões. Um foço exterior de 17 mts. de largura e 13 de profundidade rodeava esta gigantesca muralha de pedra que foi totalmente demolida no ano de 1877 para construir a atual Plaza de la Independencia, na qual, em seu lado Oeste, conserva, a partir de 1959 a construção em seu lugar de origem da Puerta de la Ciudadela.



Logo após você passar pela Puerta de La Ciudadela, continue andando seguindo pela , Peatonal Sarandí (rua de pedestres). Se você chegar lá após às 11 hs da manhã, você terá algumas boas opções de compras, caso contrário só na volta.

Logo no início da Peatonal Sarandí, você encontrará outra rua de pedestres chamada Peatonal Bacacay. Nesta rua tem uns cafés super gostosos e tradicionais ... mas não paramos por lá (apenas tiramos fotos), nosso objetivo era chegar no Mercado Del Puerto (Mercado do Porto)

Vou descrever agora todas as opções de locais históricos que vocês podem encontrar no meio do caminho antes de chegar ao Mercado. Lógico que alguns desvios deverão ser feitos, mas nada que tire você muito da roda principal.


a) Museu Torres Garcia = Foi nomeado em homenagem ao famoso pintor uruguaio Joaquín Torres García. Foi fundado em 1949.


b) Praça Constituição


c) Catedral Metropolitana




d) Junta Departamental em 1790




e) Club Uruguay de 1886 a 1888



 f)  Plaza Zabala

g)  Palácio Taranco (Museu de Obras decorativas) - Estava fechado


h)  Iglesia de San Francisco (Fechada para reformas)


i) Museo Histórico Nacional - É formado por um conjunto de casas seculares (as cinco citadas logo abaixo ... pena que não encontramos todas) localizadas na Ciudad Vieja que, além de guardarem documentos, fotos e obras históricas, constituem parte importante do patrimônio do país. E mais: todos com entrada franca e guias disponíveis


j) Casa Montero ou Museo Romantico - Construída em 1831 sobre a base de uma outra casa de 1782, pertenceu à família do rico comerciante Antonio Montero e virou museu em 1962. Preserva o estilo romântico da segunda metade do século 19, reunindo mobiliário, roupas, telas e objetos de decoração de diferentes partes do país. Excelente reconstrução de ambientes, costumes, gostos e tradições da elite montevideana da época. Na casa também funcionou o Salón Rouge, onde, em julho de 1896, realizou-se a primeira exibição cinematográfica do país.



k) Casa de Garibaldi - Na verdade foi uma pensão onde Giuseppe Garibaldi viveu com sua mulher, Anita, de 1841 a 1847. Conserva poucos objetos e roupas do casal, móveis que reconstituem a época e a cozinha original. ( Não encontramos esta casa nem nos mapas que nos foram fornecidos nem nas minhas procuras via internet)

l) Casa de Rivera - Casa histórica construída em 1802 por um comerciante espanhol e adquirida em 1834 pelo General Fructuoso Rivera, primeiro presidente do Uruguai, virou museu em 1940. Guarda relíquias desde a era pré-histórica, obras indígenas e lembranças da vida política e militar do país. ( Não encontramos esta casa nem nos mapas que nos foram fornecidos nem nas minhas procuras via internet)

m) Casa de Lavalleja -Uma das primeiras casas da cidade, foi construída em 1783 e comprada pelo Brigadeiro General Juán Antonio Lavalleja, que libertou o Uruguai do Brasil em 1828. Além de pinturas originais, obras de arte e móveis, conserva objetos pessoais de Lavalleja, inclusive a mesa onde foi feita sua autópsia, a quem possa interessar. ( Não encontramos esta casa nem nos mapas que nos foram fornecidos nem nas minhas procuras via internet)

n) Palácio Taranco (Museu de Obras decorativas) - Pertenceu à família Ortiz de Tarranco, prósperos comerciantes. Foi concluída em 1910, mas inspirada na tradição do rei francês Luís XV, decorada com valiosas obras de arte, mármores e ferragens trazidas da Europa. A antiga adega, no subsolo, abriga uma interessante exposição de arqueologia clássica e muçulmana, com cerâmica, bronze e outros objetos fabricados e utilizados entre os séculos 7 a.C e 3 d.C.

o) Museu de Arte Precolombino (estava fechado)


p) La Casa Central Del Banco República



q) Plaza Fabini


OBS: Como vocês puderam constatar nas fotos, os museus estão em péssimo estado de conversação e maioria dele estava fechado. Provavelmente eles entraram em reforma em breve, pois o Uruguai pretende sediar a Copa de 2030 e para isto está fazendo grandes obras em seu centro histórico.


Depois de toda esta aula de história e muita caminhada ... é hora de se dirigir ao Mercado Del Puerto !!!!!


O Mercado oferece várias opções de restaurantes, a preços bastante razoáveis em alguns restaurantes e preços super caros em outro. Tudo depende de quanto vc quer gastar (RS......)

É super tradicional sentar no balcão dos restaurantes e tomar um copinho (ou uma garrafa) de Medio Y Medio, que é uma bebida metade champagne e metade vinho branco. Eu AMEI esta bebida e tratei de comprar uma garrafa para trazer para o Brasil (RS.......)


Nós comemos a famosa Parrillada. Quer dizer, tentamos .... era comida demais e mesmo sendo um prato para dois, 4 comeriam tranquilamente.


Caso você queira algo mais refinado, você pode optar por comer nos salões do lado de fora do Mercado tendo como acompanhamento um vinho Don Pascoal, super bem recomendado (lógico que trouxe umas garrafinhas também ...) (hehehehehe). Acho que no verão esta é uma boa pedida, pois dentro do Mercado faz um calorzinho básico por causa das "churrasqueiras".

Amanhã eu volto contando as opções de passeios por outros cantinhos da cidade.

Beijinhos !!!!

*Créditos
Arquivo pessoal

7 comentários:

Pâmella disse...

Oi amiga!! Adorei as fotos, as dicas... No Uruguai eu só fui pra Punta... (seu post anterior)

Beijinhos mil...

Juh Sutti disse...

Oi Tetê!!
Pera que to babando nas fotos desses lugares lindos que vocÊs foram!!! Amei.
Flor eu leio muito porque to com tempo sobrando rs... sem trabalhar já viu neh!!! Adorei vc ter passado por lá!
Por aqui ta tudo ok, mas estou sem pc, então fico meio sumida. Hoje to usando o das manas....
beijocas enormes!!!

Sandrinha disse...

Amiga, seu blog é um verdadeiro passeio cultural, adoro os detalhes de cada lugar relatado por vc.
As fotos estão maravilhosas, o Teatro me pareceu mto bonito.
adorei a foto sua na Praça Constituição.
Agora me conte de q é feito este prato chamado de Parrilhada?
Fiquei curiosa p/ saber se é gostoso!
Adoro entrar aqui e conhecer um pouco dos lugares, q só vc sabe detalhar como ninguém!
Bons sonhos e beijinhos!!

Unknown disse...

aaaaaaaai sua chiquérrimaa

adorei as fotos!

querida, nem sei como agradecer todo o carinho e amizade,
só posso dizer que meu bebezinho vai te chamar de tia viu? =D

bzos nossos....

Mamãe Deínha e Nenê ♥

Carol disse...

OPA! Ja sei onde pesquisar qdo for pra la hehehhe Tao bom a gente que viaja muito ne?? Eu costumo dizer que viajo de fora pra dentro.. Vou conhecer melnor o Brasil so se der tempo, afinal, ja moro na cidade turistica hehehehe Nossa lroxima parada deve ser Buenos Aires e Bariloche.. :) vamos gastar menos e ficar por aki pela america do sul q tb é linda!!

Bjins!

aninha disse...

qUE LUGARES LINDOS!
Que saudade de vc!!!!
bjO

Borbulhas Literárias disse...

Um dia juro que vou! :)